Pesquisar este blog

ESTUDO SOBRE A GRATIDÃO


GRAÇA

GRATIDÃO

Salmos 116:12: “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?”

            Gostaria de começar esta reflexão definindo o que é gratidão. Os dicionários dizem que gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxilio ou um favor.
            A Palavra de Deus está cheia de exemplos dessa gratidão, mas vamos nos basear em duas. No Evangelho de Lucas, capítulo 17, versículos 12 a 19, nós lemos que  vieram ao encontro de Jesus dez leprosos. A lepra era uma doença amaldiçoada naqueles dias. Um leproso era excluído do convívio com as pessoas. Eles eram expulsos da cidade e passavam a morar em lugares isolados das pessoas sadias. Então, lá vinham aqueles dez leprosos ao encontro de Jesus. Alguns entre eles gritavam: “Mestre, compadece-te de nós!”.
O grito daqueles doentes mostrava o desespero e a dor da vida que tinham. E aos gritos eles imploravam para que o Mestre tivesse compaixão da condição deles. Jesus lhes dá apenas uma palavra: “Vão até os sacerdotes e mostrai-vos a eles”. E quando os leprosos iniciam a viagem até o lugar onde estavam os sacerdotes, um grande milagre acontece. Mesmo estando distante do lugar onde Cristo estava, um daqueles leprosos resolver voltar ao encontro de Jesus para expressar sua adoração e gratidão. Daqueles dez leprosos apenas UM volta para reconhecer o benefício que havia recebido.
Jesus então, pergunta: “Onde estão os nove?” Os outros nove souberam receber, mas não souberam agradecer. Existem pessoas que são assim: Só sabem receber. Porém, é importante saber agradecer. Jesus perguntou por aqueles que não souberam voltar para agradecer e elogiou a atitude daquele que soube voltar.
Também em Lucas 7: 36, Jesus está na casa de um fariseu chamado Simão. Então, entra ali uma pecadora e faz algo que chama a atenção de todos: ela lavava os pés de Jesus com suas lágrimas, os enxugava com seus cabelos, e os ungia com um perfume caríssimo que provavelmente ela tinha comprado com todos os seus poucos recursos financeiros. Naquela sala muitos reprovavam esta atitude.
O que motiva um leproso a voltar e uma pecadora a gastar todo o seu dinheiro com um perfume caro?
Nestas duas histórias, um leproso faz uma longa viagem de volta só para adorar a Cristo, e uma mulher pecadora derrama todo o conteúdo de um caríssimo perfume nos pés de Jesus.
O que eles dois tem em comum? Um coração profundamente grato. Eles tinham consciência do que haviam recebido de Deus. Eles não esqueceram do passado, da lama onde estavam, da desonra que os perseguia, e do ato de misericórdia que receberam do filho de Deus.
É a gratidão que fez aquele leproso fazer uma longa viagem de volta para encontrar Jesus e adorá-lo. É a gratidão que fez uma pecadora  prostar-se aos pés de Jesus e lavá-los com suas lágrimas, secá-los com seus cabelos e ungi-los com o mais caro perfume.
A gratidão nos conduz a fazer coisas extremas por Deus, nos faz realizar grandes sacrifícios em favor de Deus. Nos leva a ofertar algo que tem realmente valor. Há uma frase do apostolo Paulo que diz em I Tessalonicenses  5:18: “Em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
Ao examinarmos melhor o que significa a palavra tudo. Paulo está dizendo aqui que em todas as circunstâncias sejam boas ou não, prazerosas ou não precisamos aprender a dar graças porque apesar, de sermos atacados pelo mal, ainda assim, podemos ser gratos pela presença de Deus e pelo bem que Ele fará em meio às dificuldades.
Em Filipenses 4: 11 a 13, Paulo nos ensina: “…aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;  tudo posso naquele que me fortalece.”
O apostolo Paulo nos mostra nestes versículos  que ele sabia como permanecer contente  quer tivesse abundancia, quer estivesse passando necessidades. O segredo estava em aproveitar o poder de Cristo para obter a força necessária durante as provações.
Este é o nosso desafio: Dar graças por tudo.  “Em tudo daí graças”.  Sempre há algo bom para compensar uma situação difícil em nossa vida.
Paulo podia viver com alegria porque compreendia a vida sob o ponto de vista de Deus. O apostolo se concentrava naquilo que era sua obrigação fazer, e não naquilo que pensava que deveria ter. Ele estabelecia corretamente suas prioridades e era grato por tudo que Deus lhe havia concedido. Paulo desconsiderava aquilo que não era essencial para poder se concentrar naquilo que era eterno.
Infelizmente, há pessoas que só encontram amarguras em todas as experiências na vida. Tudo sempre é difícil, ruim. Há pessoas que só conseguem ver um problema pelo seu lado mais negativo. Está na hora de pedir a Deus que tire de dentro de nós a tendência de sermos sempre negativos.
Quando nossos corações estão cheios de gratidão, nada que Deus  nos envie parecerá tão desagradável. Se o coração  está  pesaroso  e triste, devemos adoçar nossa aflição com gratidão. Se  nossa alma está sobrecarregada, iluminemos nossos fardos  cantando louvores  a  Deus.  Se  nos  sentimos  desanimados  e    sem esperança, expulsemos nossa desilusão, plantando gratidão  em outros corações.  Se  a  enfermidade  nos  abate,  cresçamos espiritualmente  agradecendo  ao  Senhor  por  nos  amar   o suficiente para nos corrigir.
Como temos enfrentado os momentos amargos  que  a  vida  nos oferece? Alguém já disse que “nem tudo são flores” e sabemos que isso é verdade. Muitas vezes temos que lidar com os espinhos e o resultado pode ser doloroso. E qual é  a  nossa  reação?   Queixamo-nos pelos ferimentos que o momento nos  oferece  ou continuamos mantendo a alegria e  a  gratidão  pelo  belo  e perfumado jardim que  a  nossa  vida  tem  experimentado  na presença de Deus?
Um coração  agradecido  faz  o  rosto  brilhar  em meio  à turbulência,  faz  a  alma  regozijar-se  mesmo  diante  dos fracassos, faz-nos enxergar o céu ainda que as decepções nos induzam a andar de cabeça baixa. Um coração  agradecido  nos enche de alegria e a alegria do Senhor nos fortalece.
Veja que interessante o que um poeta escreveu:
“Eu pedi forças, e Deus me permitiu ter dificuldades para me tornar forte. Eu pedi sabedoria, e Deus me deu alguns problemas para resolver. Eu pedi prosperidade, e Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar. Eu pedi coragem, e Deus me deu pessoas com problemas para serem ajudadas. Eu pedi favores, e Deus me deu oportunidades. Eu não recebi tudo que pedi, mas recebi tudo que precisava. Por tudo isso, muito obrigado Senhor!
Portanto, não vivamos reclamando por causa das lutas e dificuldades. Sejamos gratos a Deus por tudo que Dele temos recebido para que a nossa vida seja um efetivo testemunho da Palavra de Deus.
De agora em diante, quando alguém te fizer a pergunta:
__ Como você está?
Responda enfaticamente, mesmo que você esteja em dificuldade:
__ Tudo está muito bem, Graças a Deus!
Pode ter certeza que ao afirmar que tudo está bem, você será fortalecido. Amém?!
Um exemplo maravilhoso disso está em II Reis 4:25 e 26  - A mulher sunamita foi procurar o homem de Deus porque seu filho havia morrido. E, quando o homem de Deus manda Geasi ir ao  encontro dela  para lhe perguntar o que havia acontecido, sua reposta foi, que “tudo ia bem”.  O texto, na íntegra diz assim: “Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita. 26) - Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.”
A situação da mulher não era boa, mas ela sabia que existia um Deus que faria algo por ela, e por isso disse que tua ia bem, apesar de não estar. Esta mulher demonstrou confiança total em Deus e é assim que devemos agir. Mesmo que a situação não esteja boa, devemos saber que existe um Deus que é maior que tudo. Amém!

ALELUIA, JESUS. GLÓRIAS A DEUS!
Que o Espírito Santo complete esta palavra no meu e no teu coração.


OPORTUNIDADE ÚNICA!! CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA



A Universidade da Bíblia lançou o curso Bacharel em Teologia, e você pode realizar à distância através da internet.É uma boa oportunidade para quem sempre sonhou em cursar teologia, mas nunca teve condições, seja pelo custo financeiro, pela distância ou mesmo pela disponibilidade de tempo. Se estiver interessado, acesse a página do curso para informações sobre as disciplinas, matrícula, materiais, carga horária, avaliação, etc.Não há mensalidades. Você paga uma única taxa e tem acesso completo ao curso. Ao final, recebe certificado, carteira e histórico escolar. Este é um curso livre e visa atender cristãos de todas as denominações.Também serve como um ótimo material complementar para quem já cursa teologia em seminário ou instituto bíblico. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato diretamente com o suporte técnico da própria universidade. Forte abraço!

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. Obrigada pela palavra...ajudou muito, o poema também, gostaria de saber quem o escreveu. Obrigada novamente!

    ResponderExcluir