Pesquisar este blog

Examinai-vos a vós mesmos



axaminai-vos a vós mesmos
(II Corintios 13:5) “ Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”
  Os coríntios  formam chamados a examinar-se a  a provar-se a si mesmos a fim de constatar se realmente eram cristãos. Da mesma maneira que fazemos exames físicos periódicos. Paulo nos exorta a fazer exames espirituais periódicos.  Devemos procurar ter uma consciência crescente da presença e do poder de Cristo em nossa vida. Assim saberemos se somos verdadeiros cristãos ou meros impostores. Se não  estivermos procurando nos aproximar de Deus, podemos ter a certeza de que estaremos nos afastando dele.

     O que é que determina se uma pessoa tem verdadeira posição para com Deus?

                                                   1-Fé

(II Timóteo 1:5) – “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”
  Neste versículo,Paulo exorta a Timóteo a ter uma fé genuína, a não esconder o amor, o auxílio e a alegria de cristo em sua vida. Muitas pessoas querem esconder que são cristãs, parecem ter vergonha de dizer Eu sou cristã, minha vida foi transformada pelo sangue de Jesus.
Lóide, avó de Timóteo, e Eunice, sua mãe, foram as primeiras cristãs convertidas em Listra, provavelmente pelo  ministério de Paulo. Juntas transmitiram sua fé a Timóteo.
Esta fé, quem nos convence dela, é o Espírito Santo de Deus.

2 – sermos verdadeiros

(Mateus 23:27) - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
 Jesus, nesta passagem condenou os fariseus e os líderes religiosos porque exteriormente se mostravam santos e justos, enquanto em seu interior permaneciam cheios de corrupção e ganância. Jamais podemos viver um cristianismo para nos exibirmos para os outros porque é como se só lavássemos , limpássemos o nosso exterior. Se tivermos o nosso interior limpo, nossa limpeza exterior não será   uma fraude. Um sepulcro, túmulo quando bem arrumado é bonito, mas no seu interior tem só podridão e ausência de vida.


   Quando o cristão verdadeiro não tem medo de se examinar diz para o Senhor o que está escrito no  Salmo 139: 23 e 24 e no salmo 26.2
23 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Davi pediu que Deus sondasse seu coração e seus pensamentos à procura de algum pecado. Este é um exame minucioso. Como poderíamos reconhecer o pecado, a menos que Deus o apontasse?  O Espírito Santo de Deus nos mostra nossas iniqüidades. Podemos pedir a Deus perdão e sermos perdoados. Podemos também fazer deste dois versículos a nossa oração.



A correção é essencial para a vida de todo cristão. A segunda carta a Timóteo 3.16-17 , diz: "a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".. Paulo orientou seu jovem discípulo a respeito do valor das Escrituras para a correção (como também para a repreensão!), A correção tem que começar em casa, isto é, deve haver a disposição não somente de sermos corrigidos por outros, mas também o desejo de corrigirmos a nós mesmos. A admoestação "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé" (2 Co 13.5) não pede uma avaliação pública; ela requer que analisemos a nós mesmos e então façamos o que for necessário para colocar as coisas em ordem diante do Senhor. Sem a disposição de considerar a possibilidade de uma "trave" em nosso próprio olho, a hipocrisia dominará.

Que cada um de nós possa tomar esta palavra para si e pedir a Deus que nos ajude a sermos aquilo que Ele quer sejamos e que cresçamos na fé, na obediência e no amor do Senhor até o fim.
(Efésios 4:13) – “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário