Pesquisar este blog

DEVEMOS ESPERAR EM DEUS



Salmo 40: 1 a 17

1 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
2 Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.
4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.
5 Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.
6 Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste.
7 Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito:
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios;
10 Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
11 Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem.
12 Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração.
13 Digna-te, Senhor, livra-me; Senhor, apressa-te em meu auxílio.
14 Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal.
15 Desolados sejam em razão da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16 Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor.
17 Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.



Este salmo foi escrito por Davi e, do versículo 1º em diante, ele nos diz que esperou pacientemente no Senhor, que o Senhor se inclinou para ele e ouviu o seu clamor e o tirou de lago horrível, de um charco de lama e colocou seus pés em uma rocha e firmou seus passos. Assim como Deus fez isso com Davi, Ele pode também fazer conosco.
Muitas vezes, nos encontramos aflitos e desesperançados e achamos que Deus não nos ouve, que Deus não nos vê, mas isso não é verdade porque Deus tem um tempo certo para agir sobre nossa vida.  Então, devemos esperar, como o salmista, pacientemente no Senhor porque no momento certo, Ele nos ouve e nos livra, dando solução para o nosso problema.E, quando isso acontece,um novo cântico é posto em nossa boca, um cântico de louvor e gratidão e ao testemunharmos sobre a nossa vitória, muitos verão e confiarão também em Deus.
E o salmista segue dizendo que, bem – aventurado é o homem que põe no Senhor a sua confiança. Nós jamais podemos duvidar de Deus porque Ele é O Todo Poderoso e não há Deus semelhante ao nosso Deus. Ele é o Deus do impossível e não existe nenhum problema que o Senhor não possa resolver. Mas tem um detalhe muito importante, Deus só pode agir em nossa vida se nós tivermos fé e deixarmos que Ele assim o faça. A Palavra de Deus diz que a fé remove montanhas. Então, realmente é muito bem -aventurado aquele que confia no Senhor, porque muitas são as maravilhas que Deus tem operado para conosco. Se você acha que Deus não se importa com você, que Deus não te ama, pare um minutinho e reflita a respeito de quantas coisas o Senhor fez hoje em sua vida. Hoje, e durante os anos todos que você tem vivido? Tente contar as bênçãos que o Senhor tem derramado sobre a sua vida. São tantas que fica até difícil. Então, somos muito mal- agradecidos quando reclamamos da vida.
A Palavra de Deus nos diz para buscarmos primeiramente o reino de Deus e as demais coisas nos serão acrescentadas, e é bem isso que cada um de nós deve realmente fazer, trazer para a nossa vida, a paz que só vem através da pessoa bendita do Senhor Jesus. Pedindo a Deus que dirija nossa vida, colocando nossa vida nas mãos de Jesus entregandonossa vida para Jesus, as outras coisas vêm sem ao menos nós esperarmos e depois, possamos falar  como o salmista, “tenho prazer em fazer a sua vontade, a tua lei está dentro do meu coração, não escondi a tua justiça dentro do meu coração, mas sim, falei para todos quantos pudessem ouvir que tu és um Deus fiel, bom e verdadeiro”. Aleluia! O nosso testemunho é muito precioso porque através dele podemos levar muitos a crerem também.
E, ainda, constantemente, pedir a misericórdia de Deus de forma que nossa vida seja guardada pela benevolência, pela benignidadee pela proteção de Deus, porque somos, a cada dia, rodeados pela iniquidade, pela violência, pela corrupção, pela falta de amor, pela falta de fé, enfim, por milhares de coisas ruins, pois o nosso inimigo, está ao nosso derredor, trabalhando sem cessar,tentando fazer com que o nosso pé escorregue, tentando nos tirar a paz e a salvação, porém, se estivermos firmes, seguros pela mão do Senhor, ele não conseguirá. Por isso, devemos implorar, como o salmista fez, o livramento do Senhor, a proteção do Senhor e nos alegrarmos em Deus e dizer que amamos a salvação provida por Ele através da pessoa maravilhosa do Senhor Jesus.
E, finalmente, dizer a Deus que somos pobres e necessitados, mas é o Senhor quem cuida de nós, que Ele é o nosso auxílio, o nosso libertador, a nossa Rocha, nosso Porto Seguro e ter sempre em mente as palavras doSalmo 91: “- AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. - Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.  Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,  Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.  Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.  Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.  Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.  Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.  Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. (...)” Amém ?!

Que o Espírito Santo de Deus complete está palavra no meu e no teu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário