Pesquisar este blog

BEM AVENTURADO O QUE GUARDA A PALAVRA DE DEUS




Salmos 119. 89 – 97
“89 - Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.
90 - A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme.
91 - Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.
92 - Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.
93 - Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.
94 - Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
95 - Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu considerarei os teus testemunhos.
96 - Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.
97 - Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.”

(Apocalipse 1:3) –“ Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.”

O povo evangélico sempre teve e tem aprendido a conhecer, amar, obedecer e guardar a Bíblia Sagrada, o Livro dos livros.
A Bíblia é um livro original em sua forma, em seu conteúdo, em sua origem e em seu propósito.


Quero destacar aqui algumas razões pelas quais a Bíblia é o livro de regras de conduta do crente.

1º - Ela é a Palavra eterna e imutável – milhões de livros têm sido escritos e milhões se tem perdido, esgotado ou destruídos, mas a Bíblia permanece cada vez mais procurada e cada vem mais utilizada. Ela, apesar de ter sido escrita  há milênios, é tão atual como se tivesse sido escrita hoje.

2º - É a Palavra da verdade – Em João 17:17, Jesus,  na oração sacerdotal, rogou ao pai que santificasse o seu povo em Sua palavra, dizendo “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” No Salmo 119:43, o salmista pede: “ E não tires totalmente a palavra de verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos.” Feliz a pessoa que não tira de sua boca a Palavra da verdade. Em  João 14:6 Jesus disse : “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Aqui neste versículo da palavra de Deus, ela nos revela que Cristo é a personificação da verdade. Ainda em João 14: 17, a Bíblia nos apresenta o  Espírito Santo com o Espírito de verdade, dizendo: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”

3º- É a Palavra de pureza – O Salmo 119:40 diz:”Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.” O homem sincero ama a Palavra de Deus, por causa de sua pureza, pois é como prata refinada, purificada sete vezes, tão pura que purifica o caminho de quem a busca.

4º É a Palavra de luz – A Bíblia é a revelação do plano de Deus para a redenção da humanidade. Sem tal revelação, o homem permanece nas trevas mais completas, no tocante a todos os assuntos de ordem espiritual, especialmente o de sua própria salvação.

5º - É a Palavra de vida – Paulo declarou em Colossenses 3:16: “ A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.” Este versículo nos diz que  a Palavra de Deus se relaciona com as vidas física e espiritual, providas por Deus.


É dever de cada cristão guardar, em seu coração, os ensinamentos da Palavra. Existem muitas razões que justificam tal atitude, vou listar algumas:

1º sua origem é divina – A Bíblia é o único livro de origem divina, de que dispomos em todas as bibliotecas. Existem muitos livros religiosos, e muitos ditos sagrados, mas somente um é divino, a Bíblia.

2º Ela é o nosso manual – Sem a Bíblia, os pregadores não têm o que compor, os coros não têm o que cantar, os ouvidos não têm o que ouvir, o coração não tem como se dirigir.

3º Ela é o nosso alimento e fonte de vida – A Bíblia tem a característica singular de ser um livro que vivifica -Salmos 119:93 – “Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.” Precisamos lê-la diariamente, tal como alimentamos o nosso  corpo, pois ela é a palavra saída da boca de Deus. Mateus 4:4 – “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

3º Quem a guarda, será guardado – Em Apocalipse 3:10 diz  - “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Esta foi a excepcional promessa dada pelo Senhor ao anjo da igreja em Filadélfia, que havia guardado a palavra da paciência do Senhor. Este versículo reflete, simultaneamente, o poder protetor da Palavra e fidelidade absoluta do Senhor. RESULTADOS DE GUARDAR A PALAVRA

1º O Senhor confirma a Palavra – Marcos 16:20 diz – “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.” Deus não quer que sua Palavra seja apenas pregada, Ele quer confirmá-la perante os olhos dos homens.

2º O inimigo é vencido - Efésios 6:17 diz  - “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” Deus tem estabelecido que o seu povo lutará contra o adversário, fazendo uso da Palavra, que Ele apresenta à Igreja com “  espada do Espírito”.
3º O pedado não encontra lugar – O pecado e a Palavra de Deus são irreconciliáveis. Onde quer que se ame, pregue e pratique a Palavra,  o pecado não permanece.

4º A chama da esperança é realimentada – O Antigo Testamento se refere à vinda de Jesus cerca de 1.527 vezes e o Novo, 318 vezes. Quando lemos a Bíblia, estamos reabastecendo o nosso coração com a chama da esperança bem – aventurada: ELE VOLTARÁ,JESUS VOLTARÁ. Os sinais falam de Sua volta, o Espírito testifica de Sua volta, a Palavra proclama a Sua volta.

5º O dever de guardar a Palavra – Abraão foi exortado por Deus a guardar a Palavra,  a  ordená-la à sua posteridade. Esta exortação está em  Gênesis 18:19 que diz –“ Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.”
Israel foi exortado a guardar as palavras de Deus  (Deuteronômio 18:19) – “E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.”
Josué foi exortado a viver conforme a lei do Senhor, o segredo para fazer prosperar o seu caminho.  (Josué 1:7 e 8 ) – “Tão - somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme  toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.  (8) - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”


O salmista se referiu à Palavra de Deus com vários nomes, fazendo alusão a diversos aspectos da mesma. Em todos os aspectos, ela é essencial à nossa vida espiritual.

1º lâmpada para os pés – A vida é comparada a uma longa estrada que todos devem trilhar até o momento final aqui na terra.
O Salmo 119:105 diz – “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”  Deus nos oferece a Sua Palavra como lâmpada que ilumina este caminho, a fim de que não tropecemos e caminhemos com segurança. Se obedecermos à Palavra, teremos sempre a luz para nos guiar no caminho certo.

2º testemunhos fiéis – O Salmo 119:142, diz: - “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” A Palavra de Deus é fiel, justa e reta. Ela é confiável, isto é comprovada pelo que diz Hebreus 6:18: O Senhor não é homem para mentir. A Palavra de Deus permanece para sempre.
Construir a vida, tendo como base a Palavra da verdade, significa ter a esperança da vida eterna em Cristo Jesus, conforme pode ser comprovado em  Mateus 7:24 – “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”

3º Mandamentos verdadeiros – Deus deixou-nos mandamentos para que fossem obedecidos e cumpridos. Quem quer ter êxito na vida, procure levar em consideração o que o Senhor tem ordenado, e os resultados serão os mais abençoados.

4º Leis perfeitas – A lei é uma arma para condenar o culpado; mas também um instrumento para livrar o inocente.
As leis foram dadas não para os justos, mas para os injustos, em conseqüência  do pecado. Ela nos esclarece o que está errado.
Jesus cumpriu toda a Lei. Agora o cristão não está mais sob a lei do pecado, mas sendo um cumpridor da Lei, isto é, dos preceitos divinos. Deste modo, encontra-se refugiado debaixo da graça.

Você é leitor assíduo da Bíblia? É apenas leitor ou também praticante? Quantas vezes você já leu a Bíblia toda, de Gênesis a Apocalipse?
É bem aventurado, isto é, muitíssimo feliz quem lê,ouve e guarda a Palavra de Deus para praticá-la. E o que ela própria diz.
Que o Espírito Santo possa completar esta palavra no seu e no meu coração.
Amém!



DICA DO SITE NOSSO DIÁRIO GOSPEL:

Então, já pensou em estudar teologia em casa e aumentar o seu conhecimento? Com um curso totalmente online e sem mensalidades? Agora você pode, conheça o CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA da Universidade da Bíblia. Saiba mais clicando neste link: ESTUDAR TEOLOGIA EM CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário